O DEJEM origina-se da necessidade de ser feito trabalhos de cunho evangelístico missionário ao ar livre tendo em vista que a IGREJA ainda não disponibilizava deste tipo de trabalho estratégico, os jovens da igreja ainda não tinham outra atividade a não serem os cultos de mocidade e a comissão de visitas. Neste meio tempo Edigar Pereira da silva havia chegado de São Paulo em 21/06/2006 trazendo uma boa experiência com trabalhos de mocidade, assim que chegou passou a congregar em Cuité PB, com três(3) meses que estava congregando em cuité resolveu que iria ser membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus daquela Cidade, isto era uma quarta feira quando levou a carta de apresentação para entregar, foi quando os diáconos vinham recolhendo os dízimos e ofertas, ele estava com a carta na mão para entregar foi quando ouviu uma voz que dizia não te quero aqui te quero em Jaçanã ficou sem entender os Diáconos se aproximavam e ele continuava com a carta na mão a voz falou novamente não te quero aqui te quero em Jaçanã. Então ele guardou a carta e no domingo entregou a carta no culto em Jaçanã, com quatro meses o Pastor Jofe e a Irmã Betânia o convidaram para abrir este trabalho ao ar livre. Vale lembrar que ele já tinha este interesse, mas havia comentado apenas com o Presbítero Rubens e mais ninguém sabia. O DEJEM é instituído como departamentos da mocidade ficaram como dirigentes do DEJEM:
Edigar Pereira da Silva
Edjanilson Pereira da Silva (Diácono)
No dia 07 de março de 2007 é realizado o primeiro culto ao ar livre na feira publica de Jaçanã às 8hs com a participação dos jovens:
Rodrigo, Marcio, Max, Romário, Juliano, Adriel, Gracinha, Thecia, Kaline, Jaqueline, Anailza, Shirley, Bruna, Juliana, Jussara, Sara, Carol, Lenize, Edvania, Raiane,
A partir deste momento os jovens começaram a realizar trabalhos ao ar livre, 15 dias após o culto da feira, foi iniciado culto nas comunidades rurais como Sitio Tronco e sitio Flores todas as terças feiras a noite, nas residências de Dona Matilde, Nego Bernardino e Maria Claudino, aonde chegamos a realizar cultos com até 60 pessoas. A Frente destes cultos estava os irmãos Diácono Manoel de Paula, Edigar, Dadá, Marcos de Cleide, os jovens sempre presentes, este trabalho resulta na construção de um Templo no Conjunto Flores dois (2) que hoje é dirigido pelo Presbítero, Alexon e auxiliares Edigar Pereira, Marcos de Cleide e Dadá este templo foi construido no ano de 2010 e inaugurado em Dezembro do mesmo ano.
No ano de 2008 o DEJEM inicia cultos nas segundas- feiras a noite em frente às residências dos irmãos e passa a distribuir literaturas nas vias publicas da cidade no período das noites, em um ano chegou a distribuir 9600,00 literaturas isto significa que toda população jaçanaense foi evangelizada pela equipe do DEJEM , em 2009 é iniciado um novo trabalho de estratégia evangelística os jovens começam a realizar evangelismos em salas de aulas, os diretores permitem que usemos apenas cinco minutos(5) em cada sala de aula, no ano de 2010 o DEJEM realizar a maior cruzada evangelística mobilizando 520 pessoas ao ar livre, acontece em frente ao mercado publico de Jaçanã com o apoio das igrejas evangélicas Assembléia de Deus de Coronel Ezequiel ( Pr. Flavio) Assembléia de Deus de São Bento do Trairí (Pr. Ricardo) Assembléia de Deus de Vila de Sta. Luzia (Pr. Ivanilson) Igreja Congregacional de Jaçanã (Pr. Antonio).
O culto das segundas feiras a noite vem tendo uma participação muito grande dos irmãos e de pessoas não crentes, chegando ao numero de até 150 pessoas nas ruas de jaçanã. Este trabalho é fruto de muita oração e dedicação que o senhor JESUS continue abençoando este departamento JOVEM. Que os jovens comprometam-se cada dia mais com a causa do EVANGELHO.